A dicotomia, ou seja, a divisão de um conceito cujas partes, geralmente, são opostas, é um tema recorrente nas artes. O cineasta americano Abel Ferrara, mantendo sempre a imparcialidade e não fixando uma opinião sobre qual seria o certo ou o errado, expõe na totalidade de suas obras a dualidade mais clássica de todas: a oposição entre o bem e o mal. Ferrara se sustenta no sentido cristão ocidental, que essas duas palavras carregam, para desenvolver a sua forma de apresentar o universo de seus filmes ao expectador. Abel Ferrara é, provavelmente, um dos diretores mais prolíferos de sua geração. Em tempo algum ele se apegou a um gênero ou a uma forma de dirigir, pelo contrário, quando filma, ele se adapta à idealização de seu olhar naquele momento específico. O que significa isso? Significada que para cada gênero que Ferrara dirigiu, seja um slasher, um neo-noir, um filme de máfia, um romance ou até mesmo um documentário, e para cada roteiro que ele teve em mãos ele apresentou u...
O diretor, roteirista e produtor James Wan, munido de uma criatividade latente, e a coragem necessária para levá-la adiante, demostra desde sua primeira obra, saber e entender conscientemente que o clichê pelo clichê é clichê. Sua forma autoral de conduzir um filme asseguraram-no como um dos maestros do cinema de terror atual, levando-o consequentemente a assinar à s três franquias, deste gênero, mais bem-sucedidas dos últimos vinte anos. Em Malignant , Wan arquiteta um filme, que mesmo gerando reações imediatas, comparações e analogias devido à aparência familiar, não é óbvio. Madison Lake, que está grávida e já sofreu anteriormente dois abortos espontâneos, tem sua cabeça batida contra a parede por seu abusivo marido. Na mesma noite, enquanto ela dorme, ele é brutalmente assassinado em sua casa. Na madrugada, ao encontrar o corpo do marido, Madison se depara com o assassino, que ainda está no local. A o tentar fugir, ela sofre uma agressão, resultando em um novo aborto. Dia...
Quando decide-se contar uma história algumas escolhas precisam ser tomadas . Primeiramente, deve-se sair do senso comum , se afastar da narrativa central e observar de forma imparcial todos os pontos de vista pertencentes àquela historia. Nesse momento, o contador de histórias opta por qual será a perspectiva utilizada para apresentar ao mundo determinado universo. É Tudo a Mesma Cidade (2023) , desenhando de forma nítida os contornos de seu personagem principal, é um filme que compreende isso. O curta nos apresenta Ronaldo Batista de Sales — Magão, personalidade que poderia preencher dezenas de minutos de película, ao levar-se em consideração a importância do nome dele para o Rio Grande do Norte e para o carnaval do Brasil. Entretanto, de forma consciente e minimalista o roteirista e diretor Júlio Oliveira decide por abordar um olhar sobre Magão que não seria manchete em um tabloide. Na década de 80 Magão fundou o bloco carnavalesco Ala Ursa do Poço de Sant’Ana — o bl...
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